Saiba como lidar com os distúrbios do sono
Quem já ficou sem dormir, por pelo menos uma noite, sabe o quanto é difícil aguentar a correria do dia seguinte com irritação e mau humor. Pior que ficar com os olhos abertos durante a madrugada toda é dormir e sentir que o corpo não conseguiu recuperar a energia que gastou. As noites maldormidas provocam diversos males à sua saúde como doenças do coração, estresse, depressão e dificuldade de concentração. Por isso, garanta mais qualidade de vida começando pela sua cama.
10 mandamentos para dormir bem
- Procure ter um horário regular para dormir e acordar.
- Vá para a cama somente quando estiver com sono.
- Mantenha seu ambiente de descanso limpo e organizado.
- Faça a refeição noturna sempre no mesmo horário e coma de forma moderada.
- Pratique exercícios físicos, mas nunca próximo da hora de dormir.
- Evite pensar nos problemas ao se deitar.
- Realize atividades relaxantes após jantar.
- Não tome remédios para dormir sem orientação médica.
- Evite consumir café, chá, refrigerantes e bebidas alcoólicas à noite.
- Se estiver com dificuldade para descansar o corpo e a mente, ouça uma música tranquila.
Receitas para uma boa noite de sono
Suco anti-insônia
Bata 2 cenouras grandes com 150ml de água filtrada por 5 minutos no liqüidificador. Coe. Depois, pegue 2 talos de aipo (salsa) e bata, também, no liqüidificador, com 150ml de água. Coe. Misture os dois sucos e sirva bem gelado.
Chá calmante
Coloque, em 1 xícara (chá), 1/2 colher (sopa) de flores e folhas secas de camomila. Despeje água fervente até completar a xícara. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e adoce com mel. Tome esse chá de manhã e à noite.
Suco para dormir bem
Bata, no liquidificador, a polpa de 1 maracujá e 1/2 litro de água. Coe e adoce com mel. Beba à vontade, 30 minutos antes de se deitar.
Se mesmo depois de seguir as dicas e fizer as receitas em casa você continuar passando noites em claro, procure a orientação de um médico. Jamais tome qualquer medicação por conta própria ou por indicação de alguém.
Por João Bidu