Durante alguns anos, o abacate foi considerado uma fruta inimiga da saúde porque era visto como um alimento gorduroso e calórico. Porém, essas gorduras presentes na fruta são responsáveis por diminuir os altos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo.
“Rico em minerais e vitaminas com propriedades antioxidantes, como as do complexo B, C, E e zinco, o abacate é capaz de combater a oxidação das células. Além disso, auxilia na hidratação e conservação da pele e do cabelo. Essa fruta também possui gorduras saudáveis que ajudam a diminuir o colesterol e a pressão arterial, beneficiando a saúde do coração” explica Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição.
O abacate, que foi muito hostilizado no passado, agora lidera a lista dos alimentos funcionais. Ele pode ser usado nas mais variadas receitas, inclusive em preparações salgadas, como a maionese de abacate e o tradicional e delicioso guacamole. “Consumido de forma natural ou atuando como ingrediente em vitaminas, cremes e saladas, essa fruta é rica em fibras que colaboram com o aumento da saciedade. Porém, ela deve ser consumida em pequenas porções, pois é calórica. O caroço do abacate também pode ser aproveitado, seja assado ou triturado”, afirma o nutricionista.
Em relação ao consumo, é preciso estar atento ao exagero, pois essa fruta pode ocasionar o aumento do peso corporal. A recomendação ideal é de uma fatia por dia, cerca de 100 gramas da fruta. Isso equivale a 1/4, em média. O mais indicado é consumir o abacate de forma natural. Segundo o nutricionista Meydson, após cortada, a fruta pode ser mantida por até 24h na geladeira.
Plena Mulher