Agora que as férias estão acabando, chegou a hora dos preparativos para a volta às aulas – e a mochila não pode ficar fora disso
Com as férias acabando e a volta às aulas dos pequenos se aproximando, chegou a hora de certas preparações, como comprar os materiais e organizar tudo para o retorno, não é mesmo? E, entre tudo o que precisa de atenção nesse momento, estão os cuidados com a mochila. Afinal, é preciso que esse item esteja sempre limpo e bem conservado, além de não tão pesado, para durar mais e não causar incômodos na hora de usar.
Por isso, separamos a seguir cuidados que precisam ser tomados com a mochila antes da volta às aulas. Confira:
Sobrecarga
Uma mochila pesada demais pode causar vários problemas de saúde para as crianças e jovens. A escoliose — que é quando a coluna apresenta uma curvatura em forma de “S” —, a cifose e a lordose, são exemplos de problemas que podem ser agravadas por conta da sobrecarga na mochila, segundo o fisioterapeuta Cadu Ramos.
Nesse sentido, o mais adequado para os pequenos costuma ser as mochilas de rodinha com puxadores de mão, já que possuem menor probabilidade de causar esses danos.
Agora caso a mochila do seu filho não seja deste modelo, há também alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a sobrecarga de peso. O ideal é usar a mochila nas duas alças, ou seja, é importante evitar o uso da mochila em apenas um ombro.
Além disso, é preciso prestar atenção, antes da volta às aulas, na quantidade de itens que serão levados na mochila. De acordo com Cadu, o peso das mochilas não deve ser superior a 10% do peso do indivíduo. Sendo assim, se a criança pesa cinquenta quilos, por exemplo, a mochila não pode ter mais do que cinco.
Para adequar o peso que será levado na mochila, é importante que os responsáveis chequem sempre se o que é realmente necessário está guardado. Isso porque, muitas, vezes, as crianças acabam acumulando materiais na mochila. Por isso, uma boa organização dos itens pode ajudar a evitar o peso nas costas.
Limpeza
Outro cuidado muito importante na volta às aulas é deixar a mochila limpa. Afinal, uma mochila suja pode até acabar danificando o material. Então, que tal reservar este final de semana para deixar a mochila dos pequenos bem higienizada?
O primeiro passo para realizar essa tarefa deve ser sempre ler as instruções na etiqueta da mochila. Esse é um passo muito importante, já que algumas podem ser lavadas na máquina, outras não, então é importante se certificar da maneira correta para não danificar o material, tudo bem?
As mochilas que podem ser higienizadas na máquina precisam ser enroladas em uma fronha ou saco para lavagem. Além disso, é importante garantir que elas estejam vazias para, em seguida, serem lavadas na configuração mais suave do eletrodoméstico.
Depois, você pode acrescentar um pouco de sabão em pó e deixar a máquina lavar e centrifugar, lembrando sempre de seguir as instruções da etiqueta da mochila. Por fim, a mochila deve ser colocada para secar, sempre à sombra.
Para mochilas que precisam ser lavadas à mão, vale a pena criar uma mistura de água, detergente neutro e vinagre de vinho branco. Basta usar uma esponja com essa mistura para tirar as sujeiras persistentes da mochila. Depois, a mochila deve ficar de molho por quinze minutos antes de ser enxaguada e colocada para secar à sombra.
Fonte: Cadu Ramos, fisioterapeuta.
Mayra Cardozo