Com uma programação repleta de boas práticas educacionais e exemplos de superação de desafios, a 4ª edição do Seminário de Socialização de Práticas e Saberes das Escolas do Campo foi realizada na manhã desta sexta-feira, 28, de forma on-line. A transmissão correu por meio do canal da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no YouTube.
O seminário, que abordou a temática “Desafios e Perspectivas: Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo no Ensino não presencial”, contou com a participação de professores de seis escolas campesinas: Antônio Vilhena, Monteiro Lobato, Maria Salete, Crescendo na Prática, Oziel Alves e União do Povo, além da diretora de ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA), professora doutora Rosemeri Scalabrin.
A humanização como inclusão em tempos de pandemia, ambientes virtuais de aprendizagem no ensino, práticas e desafios pedagógicos no ensino não presencial e o engajamento da escola e família no processo de ensino e aprendizagem foram alguns dos assuntos tratados durante o evento, que mobilizou centenas de participantes.
Para Eduardo Salazar, diretor do Departamento de Educação do Campo, o momento em que estamos vivendo exige um novo fazer pedagógico e com isso surgiram vários desafios e também novas possibilidades que foram evidenciadas no evento. “O campo não parou e o seminário é o momento em que colocamos em evidência aquilo que temos realizado em nossas unidades de ensino, respeitando a prática pedagógica de cada educador”, comenta Salazar.
O professor Tárcio Souza, da escola Oziel Alves Pereira, em Palmares II, trouxe para o evento a temática “Desafios e conquistas: as vivências em práticas pedagógicas de leitura e escrita no ensino não presencial.”
Segundo ele, a escola tem se emprenhado para chegar a cada aluno por meio de diversas ferramentas. “A grande maioria dos nossos alunos recebe os cadernos de atividades em casa, sempre um material rico, lúdico e o mais próximo da realidade deles”, afirma o professor, que acrescenta: “aqueles que têm acesso à internet, recebem orientações por meio de recursos tecnológicos.”
Educação do Campo
Atualmente, a educação do campo de Parauapebas possui mais de dois mil estudantes, matriculados em 13 escolas municipais, além de vários outros na área do contestado. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), José Leal, o evento “demonstrou a relevância e seriedade do trabalho realizado nestas escolas”, e aproveitou a oportunidade para agradecer aos educadores pelo “belo trabalho realizado”.
A secretária adjunta da Semed, Socorro Silva, também participou do evento, que foi avaliado por ela como de grande importância, demonstrando “o quanto novas possibilidades de práticas pedagógicas foram viabilizadas para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem durante este período de pandemia”.
Texto: Messania Cardoso
Fotos: Lucas Santos
Assessoria de Comunicação/PMP