Sexo acabou no relacionamento? Calma! Saiba como reverter

Entenda agora se você realmente está entrando em uma relação totalmente assexuada e veja como contornar a situação. Primeira dica é: precisa de esforço dos dois!

A rotina agitada, a convivência e o estresse podem contribuir para a diminuição da libido entre o casal. Por isso, não é incomum que casais façam menos sexo após o casamento ou absolutamente nenhum sexo, em casos mais extremos. Sexólogos afirma que essa é uma situação muito comum nos tempos de hoje.

Segundo os especialistas, a excitação sexual é um sentimento que deve ocorrer mentalmente e fisicamente, e pode ser difícil que ela apareça em fases estressantes da vida. No entanto, um período de “seca” de curto prazo não é o mesmo que um casamento sem sexo.

Entenda agora se você realmente está entrando em um território totalmente assexuado e veja como contornar a situação.

Como é exatamente um casamento sem sexo?

Para os sexólogos, não há uma definição de “casamento sem sexo”. Pode ser quando um casal tem relações poucas vezes ao ano, ou quando realmente nunca as tem. É  consideram como “casamento sem sexo” aquele com seis meses ou mais de abstinência sexual. No entanto, para algumas pessoas, sexo uma vez ao mês já é algo preocupante. 

Para os especialistas, tudo se resume a qual frequência cada casal considera ser ideal para o sexo, e como se sente com a falta dele. Em alguns casos, a percepção é mais importante do que dados.

Como o casamento sem sexo acontece?

Acredita-se que há duas formas de um casamento ficar sem sexo. Em alguns casos, pode ocorrer um grande acontecimento que interrompa a rotina de relações sexuais. São coisas como perdas e estresse financeiro. Em outros, é apenas um movimento lento sendo adiado e então percebe que faz muito tempo desde a última vez que fez sexo com o parceiro.

Como reparar um casamento sem sexo?

Se você está nessa situação, saiba que um casamento não precisa ser sem sexo para sempre. É possível consertar a situação, mas esforço de ambas as partes é exigido. 

As especialistas recomendam, primeiramente, que os parceiros conversem e entendam o que os levou até aquele momento. Os sexólogos indicam que pode ser útil ter o apoio de um terapeuta familiar em uma conversa como essa.

Os especialistas ainda aconselha que você tente abordar os fatores que te levam a postergar o sexo. Se for induzido pelo estresse, tente descobrir o que você pode fazer para reverter a situação, seja conversando com seu chefe sobre como gerenciar sua carga horária ou escolhendo um hobby individual. Se houver um problema de saúde mental em jogo, procure atendimento psicológico e psiquiátrico com urgência não somente pelo sexo.

   Autor: Com informações Istoé

Compartilhe