Reação à vacina contra covid? Saiba como aliviar febre e dor

Fique atento aos efeitos colaterais previstos na bula dos imunizantes conforme o laboratório responsável pela fabricação. Uma recomendação é certa: não tome nenhum tipo de anti-inflamatório.

A vespera para tomar a vacina contra a Covid-19 tem causado expectativa em muita gente. No Brasil, estão sendo aplicados imunizantes da Pfizer, Janssen, CoronaVac e a AstraZeneca. A última costuma apresentar, em parte das pessoas vacinadas, alguns efeitos colaterais já previstos em bula. 

Mas a grande dúvida de quem tem sido as reações à vacina da AstraZeneca é sobre o que tomar caso haja febre e dor. O fabricante do imunizante indica que o único remédio a ser utilizado em pessoas que apresentem efeitos colaterais é o paracetamol, que é antitérmico e analgésico. Já os anti-inflamatórios como aspirina, diclofenaco e ibuprofeno não devem ser usados. 

Estudos clínicos apontam os principais sintomas apresentados pelos pacientes após tomarem a 1ª dose do imunizante. Os mais comuns são sensibilidade no local da injeção, dor no local da injeção, dor de cabeça e fadiga, dor no corpo e mal-estar, febre e calafrios e dor nas articulações e náuseas.

Caso sinta algum desses efeitos colaterais, fique tranquilo. Os sintomas costumam durar por, no máximo, 48 horas. Caso apareçam novos sintomas a partir do 4º dia depois da vacinação, a recomendação é procurar um médico. 

Dol

Compartilhe