Quando o fim do Ensino Médio se aproxima é preciso pensar na escolha certa da profissão

Escolher uma profissão no auge da adolescência, pode parecer uma missão impossível. Se você se pega pensando em dedicar sua vida a cuidar de outras pessoas, logo você pensa em exercer a profissão de enfermagem ou medicina, ao mesmo tempo tem o senso de justiça também aflora e já se imagina um brilhante advogado, e por aí vão surgindo as inúmeras dúvidas quanto a qual profissão seguir, saiba que você não é o único a ter tantas dúvidas! Pensando nisso, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), realiza a primeira edição do Projeto Trilha de Profissões, que tem como objetivo manter os jovens atualizados sobre os diversos cursos de nível superior e técnico.

Escolher uma carreira é o primeiro passo para adentrar ao “mundo adulto”, que é repleto de coisas interessantes, mas também cheio de novas responsabilidades. Por isso, é tão difícil! Nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), de 8 às 17 horas, serão realizadas palestras que irão apresentar a atribuição de cada profissão, esclarecendo dúvidas sobre a área de atuação, como ingressar na vida acadêmica por meio dos programas federais e quais apoios as universidades oferecem.

Além disso, o evento contará com debates que vão agregar para auxiliar aqueles que ainda têm dúvida sobre qual profissão seguir, pois a escolha profissional representa um desafio que envolve diversos fatores, tais como as expectativas da família; o custo da formação e o local dos estudos; o tipo de formação desejado; dentre outros.

Para o secretário da Juventude, o programa Trilha de Profissões fará um grande diferencial nesse momento de decisão acadêmica dos jovens. “Escolher uma atividade profissional é optar por um projeto de vida, ainda que ele seja flexível e que você possa mudá-lo algum dia. É preciso não apenas conhecer o que é oferecido (profissões, modalidades de formação etc.), mas também conciliar o exercício de uma atividade profissional com seus gostos e sonhos. Nestes três dias de evento, não mediremos esforços para ajudar os jovens,” finaliza Yuri Sobieski.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP

Inf. complementares: Guia de auxílio à escolha profissional

Assessoria de Comunicação – PMP

Compartilhe