Outubro rosa: Exercício físico ajuda na prevenção do câncer de mama

Outubro rosa: Exercício físico ajuda na prevenção do câncer de mama

A Universidade Charles, na República Checa, concluiu que o exercício físico é fundamental para a redução dos riscos de câncer de mama. Foram analisadas 130 mil mulheres, sendo que, destas, 70 mil tinham tumores que se espalharam. O sedentarismo, por sua vez, aumenta em 104% o risco para a evolução e desenvolvimento da doença.

“Pesquisas realizadas em 2021 separaram dois grupos de mulheres, um sedentário e outro que ia receber treinamento. Foram feitos 73 testes e ficou provado que as mais ativas tinham risco 25% menor de desenvolver a doença”, diz  o CEO da Fit Anywhere, Pedro Kauffman, que tem como propósito incentivar uma vida mais saudável com o aplicativo de wellness.

A startup foi criada para funcionar em parceria com empresas, como benefício aos colaboradores e clientes, soluções para condomínios e redes hoteleiras, além do público final e oferece ainda a maior prateleira de produtos on-line do mercado. Hoje atende mais de 40 empresas e administradoras de condomínios, possuindo mais de 30 mil endereços residenciais cadastrados utilizando o app e soma mais de 200 mil downloads. 

A vantagem do exercício físico vai além da prevenção. Mulheres em tratamento de câncer de mama também podem e devem se exercitar. No aplicativo, os usuários contam com consultas exclusivas com personal trainers, que montam treinos individualizados, o que é indicado para o caso de pacientes com a doença.

“Pelo menos 3 vezes por semana é bom praticar alguma atividade física durante o tratamento, para o controle de peso, sintomas da fadiga e qualidade de vida. O exercício moderado ajuda a reduzir o colesterol, a pressão alta, a diabetes e é um aliado para todas as fases da vida”, recomenda Kauffman.

“De acordo com o oncologista Auro del Giglio, o sedentarismo traz mais risco à saúde até de quem se recupera de um câncer”, diz o empresário. “Trago muito da minha visão na Fit, como humanos, somos vaidosos, mas sou contra esse culto ao corpo perfeito”, diz Kauffman, que revela já ter chegado aos 130 quilos. “Quis pegar minha dor e pensar numa solução pra todo mundo.”

A consultoria com equipe de personal trainer vai levar em conta a idade, o objetivo e cada profissional de fato vê o que o cliente precisa, além de permanecer em contato no mês. É um treinamento sob medida, ideal para quem está enfrentando a recuperação de um câncer.

Por Deborah Bresser

Compartilhe