Outubro Rosa: 4 amarrações diferentes de lenços para quem está em tratamento

Sobrevivente do câncer de mama que encontrou nos lenços uma forma de colorir a vida com leveza após a queda de cabelos ocasionada pela quimioterapia; veja quatro formas de usar o acessório

A queda de cabelo pela quimioterapia  é a preocupação de muitas pessoas, especialmente mulheres, em tratamento contra o câncer , seja de  mama ou outro órgão. É um sinal da agressividade do tratamento e mais  um dos tantos acontecimentos , desde o recebimento de diagnóstico da doença. O cabelo comprido, na sociedade em que vivemos é sinônimo de beleza e juventude, então este é um processo que mexe com as pacientes de câncer de mama. Algumas abraçam a careca , outras optam por  perucas e tem quem se encontre com os lenços.

“Eu queria me reconhecer no espelho neste tratamento tão devastador. Porque não é só os cabelos que a gente perde. Eu perdi os dois seios, as mamas, os cabelos, os cílios, a sobrancelha, a cor, o formato do rosto por causa dos tantos remédios. Então eu comecei a procurar por artifícios de beleza na Internet – peruca, lenços, cílios postiço. Para as pessoas, em um primeiro momento, isso soa muito fútil. 50% é o médico que cuida da gente e 50% é da nossa cabeça”, conta Flávia Flores, uma das fundadoras do Instituto Quimioterapia e Beleza, que tem um banco de lenços para doar os acessórios para pacientes oncológicas.

Ela diz que quando foi diagnosticada, seu primeiro impulso foi usar as perucas. “Minhas perucas eram sintéticas e ficavam feias logo. Então comecei usando os lenços em cima da peruca porque, realmente, a falta do cabelo me abalou bastante. Mas depois eu vi que os lenços eram leves, coloridos, alegravam os dias mais cinzentos”.

Isso a levou Flávia a arrecadar muitos lenços e da-los a outras pacientes que ela conhecia. Assim nasceu o Banco de Lenços. De 2015 (quando o Instituto foi criado) para cá, mais de 30 mil peças foram doadas. O iG Delas pediu a Flávia, modelo das fotos, para ensinar 4 tipos de amarrações para mulheres que que estão em tratamento e querem adotar o lenço na sua rotina para proteger a cabeça e se sentirem mais bonitas.

Passe o lenço sobre a cabeça e cruze na nuca, segurando cada ponta em uma das mãos. A seções devem ter o mesmo comprimento;
2) Agora, enrole as pontas formando apenas uma faixa;
3) Passe a faixa ao redor cabeça, na parte superior, formando uma tiara;
4) Após terminar, prenda a ponta no próprio lenço;
5) Está pronto. Agora, arrase no look!

Amarração 2

1) Além do lenço de sua preferência, você precisará de um elástico.
2) Passe o lenço pela cabeça, de trás para frente, deixando as pontas de mesmo comprimento, na parte superior, próximo à testa. Prenda com o elástico.
3) Cada ponta do lenço deve ser direcionada para a nuca.
4) Cruze uma com a outra para fixar na nuca.
5) Amarre as pontas na parte inferior, atrás da cabeça.
6) Se necessário faça ajustes e está pronta!

Amarração 3

1) Envolva o lenço na cabeça puxando para frente e dividindo em duas seções de mesmo comprimento;
2) Com as seções divididas na altura da testa, traga cada uma para o lado contrário, assegurando o lenço na cabeça de maneira confortável;
3) Puxe as duas seções para baixo, seguindo a linha da orelha até a nuca;
4) Faça um nó na altura da nuca e pronto! Sua amarração está feita.

Amarração 4

1) Envolva o lenço na cabeça deixando escorrer para as costas;
2) Na altura das orelhas, puxe cada extremidade do lenço com tecido de folga para fazer um nó;
3) De maneira confortável e que assegure o lenço na cabeça, faça um nó na altura que preferir;
4) Se quiser, traga cada lado do lenço para frente, ou deixe drapear nas costas. E pronto! Você ficará linda.

Por Luciana Teixeira Morais

Compartilhe