Na noite desta quarta-feira, 10, de maneira conjunta, as forças de segurança do município e estado deram início à Operação Obsídio. A ação integrada contou com a presença da Guarda Municipal de Parauapebas, Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), Polícia Militar e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA).
A operação passou por diferentes localidades do município com o intuito de diminuir a criminalidade e os acidentes de trânsito, realizando autuações de foragidos de justiça, veículos irregulares – seja por roubo ou furto, ou por irregularidades de funcionamento ou documentação.
Durante o discurso realizado na sede da Guarda Municipal, onde as forças se juntaram para dar início à Operação Obsídio, o comandante da Guarda, GM Lúcio, destacou que o intuito principal da operação é identificar crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubo e furto de veículos e localização de procurados pela polícia, e que a Guarda está satisfeita de atender ao chamado do 23º BPM e juntar as ações em prol do combate à criminalidade.
Já o inspetor Wiliams Monteiro, do DMTT, pontuou que a atuação do órgão municipal na Operação Obsídio será o habitual: fiscalização de trânsito. Ele também informou que as unidades participantes na operação estão munidas de bafômetro, podendo identificar motoristas alcoolizados. Foram feitas mais de cem abordagens, 37 notificações e três remoções de motocicletas.
O comandante do 23º BPM, Tenente-Coronel Gledson Santos, reafirmou a importância da união das autoridades no município, e celebrou a integração dos órgãos, mostrando o compromisso com a segurança da população.
O efetivo utilizado no primeiro dia de operação contou com 30 veículos, sendo 14 motocicletas e 16 viaturas, e passou por nove localidades da zona urbana do município. Ao todo, 75 servidores, entre eles 23 guardas municipais e nove agentes de trânsito, estiveram envolvidos nas autuações.
Participaram da ação os grupamentos da Guarda: Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupamento de Ações com Cães (GAC).
A Operação Obsídio continuará pelos diferentes bairros de Parauapebas durante o mês de fevereiro.
Texto: Juliano Corrêa/Semsi
Fotos: Irisvelton Silva/Semsi
Assessoria de Comunicação/PMP