Ocupações irregulares em área do Projeto do Igarapé Lajeado são desmobilizadas

A Prefeitura de Parauapebas iniciou na manhã desta terça-feira, 11, a desmobilização de ocupações irregulares na área do Igarapé Lajeado, onde serão executadas obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O coordenador de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), José Reinaldo Júnior, explicou que a região localizada no bairro dos Minérios é também uma área de proteção ambiental. “Ano passado, em meados de agosto, nós retiramos diversas ocupações dessa área, mas em outubro eles retornaram. Hoje, estamos fazendo uma ação conjunta, com vários órgãos, para desmobilizar residências que não têm pessoas morando dentro”, pontuou Júnior.

A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semurb) e de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Guarda Municipal. “Nós vamos intensificar a fiscalização na área, a partir de hoje, com um grupo de trabalho formado pela Semurb, Semma, Prosap e Guarda Municipal. A área será cercada para coibir novas invasões”, explicou Jailton Santos, coordenador de fiscalização da Semurb.

Levantamento da situação das famílias

A área de desmobilização integra a segunda etapa do projeto que prevê a recuperação e revitalização do Igarapé Lajeado. A equipe social do Prosap participa da atividade realizando o levantamento da situação das famílias residentes no local. As casas identificadas com famílias vivendo nelas estão sendo seladas, ou seja, recebem uma identificação logo na fachada.

“Entendemos que algumas famílias estão aqui porque não têm onde morar. Estamos fazendo o cadastramento e vamos avaliar cada situação para indicar soluções conforme rege o nosso Plano Específico de Reassentamento para essas famílias”, informou Eulália Almeida, subcoordenadora social do Prosap.

Projeto Lajeado/Prosap

O Prosap vai iniciar uma nova frente de obras ao longo do Igarapé Lajeado, alcançando mais de dez bairros da cidade. O projeto vai garantir mais qualidade de vida para a população, por meio de obras estruturantes, de micro e macrodrenagem, viárias, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, reassentamento de famílias, urbanismo e paisagismo.

A Ordem de Serviço (OS) para a primeira etapa do projeto, que será realizada nos bairros Vale do Sol, Tropical e Casas Populares II está prevista para este mês de maio.

A equipe social do Prosap já fez o trabalho de levantamento social de todas as famílias da primeira etapa, foram mais de 600 cadastros realizados. A maior parte dessas famílias já está sendo remanejada para o aluguel social.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP

Compartilhe