Em resposta às notícias que circulam sobre raiva animal e em humanos, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece:
Até o momento, não há casos confirmados em Parauapebas. O que existe são casos suspeitos, contudo, as amostras biológicas foram encaminhadas para Belém e a Semsa está aguardando o resultado.
Infelizmente, o município não tem estoque de vacina antirrábica para rotina. O quantitativo disponível está sendo usado no bloqueio vacinal, nas imediações das áreas onde os animais com suspeita de raiva estavam.
A gestão municipal informa que a população não precisa entrar em alarde, pois todas as ações que competem ao município estão sendo feitas, mas quanto a vacinação, é preciso aguardar a campanha estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em caso de cães e gatos com sintomatologia neurológica com mudança de comportamento e/ou salivação abundante ou que tenham tido algum tipo de contato direto com morcegos, o dono ou responsável deve entrar em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses pelo número 3346-2669.
Em caso de agressão por cães e/ou morcegos, a vítima deve lavar a área da agressão com água e sabão, e depois procurar a Unidade Básica de Saúde mais perto de sua residência.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas