Marco histórico do Encontro da Mulher de Parauapebas é inaugurado com muita emoção

O monumento em homenagem ao evento, que é patrimônio cultural e imaterial de Parauapebas, tem a marca das mãos de 100 mulheres

A emoção contagiou homens e mulheres que prestigiaram a inauguração do “Muro Mãos Construindo”, um monumento em homenagem ao Encontro da Mulher de Parauapebas, evento realizado todos os anos desde 1990 e que promove ganhos sociais, culturais, esportivos e de políticas públicas para mulheres.

Integrando a programação do aniversário de 33 anos de Parauapebas, a inauguração foi realizada nesta quinta-feira, 20. A exibição do vídeo clipe do Hino de Parauapebas, com imagens belíssimas da cidade e do seu povo e música interpretada por artistas locais animou o público já no início do evento.

A leitura de um poema em alusão ao nome do muro, lido por Duca Pereira, uma das pioneiras do Encontro da Mulher, também mexeu com a emoção das mulheres. 

“Eu estou muito feliz! Nós éramos esquecidas, e agora não somos mais. Está aqui o registro da nossa história”, comemorou a Maria do Peixinho, mulher importante na realização do Encontro.

“Mais que um monumento, isso aqui é um movimento! É o movimento das mulheres durante os 30 anos de lutas aqui na cidade para conquistar espaços importantes na sociedade, mas também para construir os seus instrumentos para que se possa trabalhar a igualdade de gênero”, destacou entusiasmado o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

A secretária da Mulher, Edileide Batista, destacou a importância do Encontro da Mulher no engajamento delas e na busca por mais direitos e pelo desenvolvimento de políticas públicas. A criação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e, respectivamente da Rede de Atendimento à Mulher é fruto do Encontro.

“Para nós é uma honra poder homenagear as nossas pioneiras, mulheres que construíram essa história maravilhosa”, destacou Edileide. As líderes das oito equipes que compõe o Encontro da Mulher, identificadas por cores e organizadas por bairros da cidade, receberam troféus e uma lembrança especial.   

O evento contou com a presença do vice-prefeito, João do Verdurão, dos vereadores Zacarias Assunção, Josivaldo da Farmácia, Zé do Bobe, Josimar dos Santos e Francisco Eloécio, além do deputado estadual Alex Santigo. 

Sobre o monumento

monumento é composto de uma torre com o símbolo dos 30 anos e do muro com o registro das mãos de 100 mulheres que ajudaram e ajudam a construir a história de Parauapebas, na marca de cada uma tem o seu respectivo nome. O local deverá se tornar um ponto turístico da cidade.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Renato Resende

 Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Compartilhe