Especialista alerta para problemas recorrentes em profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho
Avoz é um diferencial dos seres humanos, dentre toda a vida existente no planeta Terra. Ferramenta fundamental no dia a dia, usada para a comunicação e expressão de sentimentos. Para muitos é considerada instrumento de trabalho. Professores, cantores, locutores são alguns profissionais reconhecidos por ela, que traz uma identidade única a cada pessoa.
Anualmente, em 16 de abril, é comemorado o “Dia Mundial da Voz”. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a celebração teve início no Brasil, em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Mas será que cuidamos bem da nossa saúde vocal?
“As principais doenças relacionadas a saúde vocal são as doenças agudas, como as laringites ou inflamações das cordas vocais, que geralmente estão relacionadas ao abuso ou mau uso da voz. Nem sempre quem está rouco é porque fala muito ou alto. Existem pessoas, principalmente, os profissionais da voz, que acabam tendo lesões vocais como as laringites ou outros tipos de lesões, como calos nas cordas vocais por conta do mau uso. Então alguns profissionais precisariam ter a adequada orientação em relação ao seu uso da voz”, afirma o otorrinolaringologista Leonardo Acataussú.
DICAS
– Evite excessos extremos de temperatura, como alimentos e bebidas muito gelados ou quentes;
– Reconheça a frequência que você usa sua voz, e busque orientações com profissionais especializados;
– Pratique exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal;
– Fique atento as mínimas alterações da voz;
– Desconfie da rouquidão persistente;
– E se persistirem os sintomas procure por ajuda médica.
Autor: Com informações da assessoria