Linhas de expressão: dicas para cuidar, prevenir e tratar

As linhas de expressão surgem devido à ação do tempo, à exposição excessiva ao sol e outros fatores. Para prevenir e tratar o problema, torna-se necessário alguns cuidados específicos. Então, confira a seguir as dicas da dermatologista Stella Oliveira Meireles Siqueira (CRM SP: 216632), HCSG, sobre o assunto.

O que causa as linhas de expressão

Segundo Stella, a exposição solar é um fator preponderante que causa linhas de expressão, porque “a radiação ultravioleta está relacionada ao aumento da degradação e redução da produção de colágeno na pele. O dano à pele causado por exposição prolongada e desprotegida ao sol é conhecido como fotoenvelhecimento”.

A influência genética também torna algumas pessoas mais propensas a ter linhas de expressão. Assim como o estresse oxidativo, que pode provocar lesão celular, desencadeando o envelhecimento. Além disso, os hábitos de vida também colaboram para o surgimento das linhas de expressão, para Stella, a “má alimentação, sedentarismo, tabagismo, uso de álcool e falta de cuidados com a pele podem ser fatores que aumentam o estresse oxidativo”.

Linhas de expressões precoces

As linhas de expressão podem aparecer precocemente? Quais são as causas? A dermatologista, reforçou que a exposição solar é uma das principais vilãs, devido à radiação ultravioleta. “A exposição à radiação ultravioleta (RUV) envelhece prematuramente a pele, sendo responsável pela formação de rugas finas e profundas, pigmentação heterogênea, manchas na pele e alterações na textura de pele, tornando-a mais áspera”, completou Stella.

Stella explicou que “o tabagismo também pode induzir o envelhecimento cutâneo precoce, pois pode alterar o fluxo de sangue na pele, promover o acúmulo de radicais livres e diminuir os níveis de colágeno e vitamina A”. Ou seja, além de desencadear diversas doenças, fumar também contribui para o envelhecimento precoce da pele.

A dermatologista citou que a movimentação repetitiva da musculatura da face em algumas ações cotidianas, como sorrir, franzir a testa, mastigar e apertar os olhos, podem, ao longo do tempo, levar à marcação da pele, formando rugas e sinais de envelhecimento precoce.

Como prevenir as linhas de expressão: cuidados e dicas

Não é nenhum segredo que a melhor forma de não ter linhas de expressão é prevenir a ação do envelhecimento cutâneo da pele. Confira abaixo as dicas da dermatologista para cuidar corretamente da pele:

  • Usar filtro solar: como a radiação ultravioleta é um dos principais causadores do problema, usar filtro solar, em quantidade adequada e com reaplicação durante o dia, é importantíssimo;
  • Cessar o tabagismo: como explicou Stella, o tabagismo traz vários malefícios, podendo alterar o fluxo de sangue na pele, promover o acúmulo de radicais livres, entre outros;
  • Evitar dietas com alto índice glicêmico: “o consumo excessivo de carboidratos refinados acelera o processo de envelhecimento cutâneo”, explicou a dermatologista;
  • Beber água: sim, a água é poderosa! Ingerir a quantidade adequada de água hidrata o organismo, facilitando a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele.
  • Evitar o consumo excessivo de álcool: as bebidas alcoólicas podem estimular a formação de radicais livres, por isso ter cautela na ingestão favorece a manutenção de uma pele mais saudável;
  • Tratamento adequado: consultar um dermatologista é essencial para descobrir o seu tipo de pele, produtos e tratamentos adequados. Assim você pode prevenir os sinais de envelhecimento de forma efetiva e segura.

Com essas dicas é possível prevenir com antecedência as linhas. Um grande aliado são os produtos específicos que podem ajudar a minimizá-las, confira algumas opções a seguir.

Os melhores produtos para linhas de expressão

Investir em produtos anti-idade e um bom protetor solar com ingredientes antioxidantes ajuda você a ficar longe das linhas de expressão ou atenuar as já existentes. Confira as melhores opções:

1. Sérum vitamina C Principia

A Principia possui produtos de altíssima qualidade e preços mais acessíveis. A vitamina C da marca contém uma fórmula simples com 10% de vitamina C e 0,5% de ácido ferúlico e. Esse produto pode ser usado no rosto inteiro, promovendo uniformização e suavização de linhas finas, ou na região olhos para diminuir olheiras e bolsas.

2. Creme Anti-Idade L’Oréal Paris Revitalift Laser X3

Com excelente custo-benefício, esse creme é indicado para uma pele mais madura que precisa de uma camada extra de hidratação. A fórmula possui propriedades que ajudam na sustentação da pele e garante uma pele mais firme e densa com contorno definido.

3. Protetor solar facial La Roche-Posay Anthelios Hydraox anti-idade FPS 60

O protetor solar é um dos elementos principais quando o assunto é prevenir os sinais de envelhecimento, como as linhas de expressão. Com uma textura mais aquosa e fluída, esse protetor oferece FPS 60 é indicação para quem busca o combo proteção com anti-idade.

Por ser um megahidratante, é perfeito para peles maduras! Esse produto da Eucerin ajuda a fortalecer a barreira cutânea e auxilia na redução de rugas e linhas. Possui uma fórmula enxuta, com apenas 11 ingredientes em forma de gel hidratante, que entregam leveza e ação prolongada.

5. Sérum Rejuvenescedor para olhos Avène A-Oxitive

Considerado um dos melhores produtos para área dos olhos, no quesito hidratação e melhora dos sinais de envelhecimento, esse produto proporciona um olhar revigorado e com um viço surpreendente. Pode ser usado em todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis e oleosas.

6. Sérum Anti-idade Vichy Peptide-AHA

Escolhido por sua performance na melhora dos poros e da textura da pele, esse sérum é um corretor de rugas e oleosidade. Possui o pró-colágeno e é ótimo para peles mistas e oleosas, principalmente para prevenir ou tratar os primeiros sinais de rugas e linhas de expressão.

7. Sérum Anti-idade Effaclar La Roche-Posay

Pensado para peles oleosas e acneicas, esse sérum promete uma esfoliação química da pele. Isso porque a combinação de ácidos presentes na fórmula, como o glicólico, agem na renovação celular, atenuando as rugas e linhas.

8. Lancôme Advanced Génifique Sérum Anti-Idade

Um produto que se adapta aos diferentes tipos de pele, até as mais sensíveis. Ele promove uma pele mais hidratada, macia e suave e age nas rugas e linhas de expressão. De acordo com a marca, melhora a recuperação natural da pele em 77% e uma face radiante em poucos dias de uso.

Se você tem linhas mais profundas, uma opção é buscar um tratamento adequado. Então, confira mais sobre isso no próximo tópico.

Os tratamentos para linhas de expressão que previnem e cuidam

Para tratar as linhas de expressão é ideal seguir uma rotina de skincare, incluir protetor solar e consultar um dermatologista. Entretanto, há algumas opções de tratamento para quem possui linhas mais marcadas. Veja a seguir:

  • Aplicação de toxina botulínica: “a aplicação da toxina botulínica leva ao bloqueio da contração muscular no músculo onde foi aplicada, prevenindo, dessa forma, a formação de rugas fixas”, esclareceu Stella. Essa opção previne e ajuda no tratamento de rugas fixas causados pelos movimentos repetitivos da musculatura da face;
  • Usar antioxidante: incluir o uso de um antioxidante, como a vitamina C, ajuda no tratamento das linhas de expressão. Ao inseri-lo na sua rotina de skincare, há a prevenção do estresse oxidativo e consequente do surgimento de linhas.

Capriche no cuidado com a pele e se proteja da radiação ultravioleta. Aproveite e confira como escolher o melhor protetor solar para o rosto!

Escrito por Isla Ramos

Compartilhe