Pregnant female talking to son sitting on lap in living room at home

Endometriose não é sinônimo de infertilidade

A endometriose é uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença do endométrio fora do útero.

O endométrio é a camada que reveste internamente o útero e é também o local onde o embrião deverá se implantar para dar início a uma gestação. Se não houver a implantação, boa parte do endométrio deverá ser eliminada na próxima menstruação. E o processo se repete a cada ciclo menstrual.

Os locais mais comuns para ocorrer a endometriose são: fundo de saco de douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), ovários, intestino, ligamentos do útero e bexiga.

O principal sintoma é a dor. Aparece geralmente na época da menstruação e também durante as relações sexuais e tem intensidade progressiva se não tratada. Dores na bexiga e no intestino, sobretudo na época da menstruação, são sinais que devem ser investigados. Em muitos casos, a dor surge repentinamente e traz transtornos físico e social à paciente. A sensação desagradável pode ser uma cólica menstrual intensa, dor abdominal ou as duas ao mesmo tempo.

Existem mulheres que têm endometriose e não apresentam nenhum sintoma, apenas dificuldade para engravidar. “Ter endometriose não é sinônimo de infertilidade. As estatísticas variam, mas de 20% a 50 % das mulheres que têm endometriose apresentam dificuldade para conseguir uma gravidez”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.

O diagnóstico definitivo é realizado por meio de cirurgia (videolaparoscopia, na maioria das vezes) e biópsia. Pode-se haver uma suspeita diante da história clínica da paciente, exames como o toque, marcadores tumorais (sangue), além de ultrassonografia e ressonância magnética.

Os fármacos são opções de tratamento para as pacientes com endometriose moderada. Em casos graves, indica-se a cirurgia para remoção dos tecidos endometrióticos presentes fora do útero. A cirurgia radical (retirada de útero, trompas e ovários) deverá sempre ser evitada.

Informações relacionadas estão no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br

Compartilhe