De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Parauapebas já vacinou 124.279 pessoas com as duas doses necessárias contra a covid-19, o que representa 70,5% da população em geral.
O município já cumpriu todas as etapas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação do público geral, acima de 18 anos, além dos adolescentes de 17 a 12 anos. No total, já foram aplicadas 307.418 doses de AstraZeneca, Coronavac, Pfizer desde o início da campanha em 19 de janeiro deste ano.
“A marca de 70,05% da população imunizada com as duas doses é muito significativa para a cidade. Parabenizo os servidores envolvidos neste processo, a cada um que vem se doando com responsabilidade e amor para garantir que Parauapebas esteja cada vez mais distante da covid-19”, declarou o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.
“ Vale ressaltar que a vacina só tem sua eficácia completa quando feita a segunda aplicação. Portanto se chegou a data de tomar a segunda dose, é preciso que as pessoas procurem um dos pontos de vacinação para concluir o ciclo vacinal. Mesmo alcançando esse percentual ainda temos 58.860 faltosos e é importante que eles compareçam aos postos de vacinação”, argumentou o titular da Saúde.
De acordo com diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira, o município oferece vacinação em diversos pontos e horários para que a população possa garantir sua imunização.
“Parauapebas conta com vários pontos de vacinação, para que a população seja contemplada com as duas doses e isso reflete positivamente em nossos números. Ao logo de toda campanha, sempre buscamos locais e horários que possam facilitar a busca pela vacina. É importante reforçar que, a imunização só estará completa com as duas doses da vacina”, destacou a Michele.
Para que a população fique sempre informada sobre os postos de vacinação a divulgação é feita nos veículos oficiais da Prefeitura.
Reforço
Desde o dia 06 de outubro, a Prefeitura começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Atualmente, estão sendo contemplados pessoas acima de 18 anos, que tenham tomado sua segunda dose há 5 meses. E imunossuprimidos (28 dias após a segunda dose).
Pontos de vacinação (13 a 17 de dezembro) – População em geral
1ª Dose: para a população geral, acima de 12 anos;
2ª Dose: para todos que estão atrasados com a segunda dose e para quem já tomou a primeira dose de Pfizer há 6 semanas e Astrazeneca há 8 semanas.
3ª Dose (dose de reforço): pessoas a cima de 18 anos que tenham tomado sua segunda dose há 5 meses. E imunissuprimidos (28 dias após a segunda dose)
07h às 16h
UBS VS-10;
UBS Minérios;
UBS Rio Verde;
UBS Novo Brasil;
UBS Liberdade 1;
UBS Cidade Nova;
UBS Nova Carajás;
UBS Casas Populares;
UBS Guanabara
16h às 21h – Câmara Municipal
Texto: Nivea Lima