Em função da pandemia, não foi possível realizar as audiências públicas do PPA, mas a população pode participar do planejamento de forma online. Para engajar ainda mais comunidade rural no processo, a Sempror realizou encontros presenciais em seis regiões
Com objetivo de sensibilizar os moradores da zona rural do município a contribuir com o planejamento para os próximos quatro anos do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), realizou entre os dias 3 e 5 de agosto reuniões com associações e cooperativas de seis comunidades.
Durante os encontros foram levantadas as necessidades de cada comunidade e reforçada a divulgação da pesquisa online para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) – instrumento de planejamento da gestão pública – que definirá obras e serviços para os próximos quatro anos.
“Entre as sugestões que colhemos durante as reuniões estão mais investimentos em tecnologia, para ampliar a produção, e a criação de linhas de financiamento por meio do Banco do Povo, voltadas ao produtor rural. A participação da população é fundamental para construirmos um planejamento que atenda o que realmente a comunidade precisa”, pontua Ângelo Jordy, economista da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), que participou de todos os encontros e está diretamente envolvido com a elaboração do PPA.
Este ano, em função da pandemia, a prefeitura não terá com fazer as audiências públicas do PPA em diversas localidades do município, mas a comunidade pode contribuir com esse importante processo de forma online, basta acessar o site da prefeitura e preencher o formulário de pesquisa do PPA. (clique aqui)
“Sabemos da dificuldade que o homem do campo tem com as questões de internet, por isso a Sempror, em parceria com a Sefaz, promoveu esses encontros com representantes da comunidade rural para que eles tenham a oportunidade de colaborar com suas ideias e sugestões, ajudando a fazer o nosso planejamento de forma coletiva e democrática”, destaca Milton Zimmer, secretário de Produção Rural.
“Essa reunião é de muito interesse da comunidade e nos trouxe muita informação, estamos prontos para contribuir”, disse Isaías Carneiro, produtor rural na Palmares Sul.
Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável
Durante os encontros, a equipe do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) conduziu atividades que integram o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Parauapebas, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror).
Texto: Karine Gomes
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP