Quando o assunto é como hidratar os lábios, por mais ressecados que estejam, existem alguns truques essenciais para resolver o problema.
Anda sofrendo muito com lábios ressecados? Além de afetarem o aspecto da boca, a sensação pode ser extremamente incômoda. Inúmeros fatores podem ocasionar o efeito de ressecamento e das rachaduras, mas existem ótimas soluções para salvar a região e ainda deixá-la mais bonita. Nesse sentido, torna-se simples encontrar formas de como hidratar os lábios. Afinal, a pele da boca é diferente do resto da face, e necessita de cuidados diferentes.
Sobretudo, é importante entender o motivo do constante ressecamento, de forma que seja possível não repetir o mesmo erro. Desidratação, tempo muito frio, exposição solar frequente e o hábito de lamber os lábios toda hora são alguns dos fatores que provocam as tais rachaduras e o aspecto de boca seca.
Confira abaixo as melhores formas de como hidratar os lábios, bem como a razão para o ressecamento e dicas para impedir que o problema volte a incomodar.
O que deixa os lábios ressecados?
É comum que os lábios sofram sofram com descamação e ressecamento por causa de agentes externos, como o frio, clima seco, sol e vento. Tais fatores são responsáveis por favorecer a perda de umidade corporal, ou “manto lipídico”. Nesse sentido, as ações que ocorrem durante o dia intensificam a necessidade de hidratar a boca constantemente.
Por outro lado, a falta de certos hábitos também é responsável pelo problema. Respirar pela boca constantemente, não beber água o suficiente durante o dia, ingerir pouca vitamina B, como frango, banana, abacate e feijão e uso de batom mate de longa duração são alguns deles. Banhos muito quentes também costumam propiciar a desidratação, já que retiram a camada natural de oleosidade do corpo.
Casos mais específicos como o uso de pastas de dente com lauril sulfato de sódio, que é uma substância que irrita os lábios, tratamento de radioterapia, psoríase e uso de remédios para acne são outros agentes que influenciam o ressecamento. Nesse sentido, mesmo que os processos não possam ser interrompidos, ainda é possível remediar os lábios desidratados com alguns truques.
Queilite
A queilite é uma condição que também costuma causar ressecamento. Seu aparecimento causa feridas nos cantos da boca, deixando-a dolorida e até mesmo impossibilitando que se possa abrir os lábios completamente. A pele, além de ficar seca, sofre descamação, e o problema é ocasionado pelo constante hábito de lamber os lábios. Assim, a área torna-se perfeita para que fungos e bactérias proliferem. Essa situação em especial pode ser combatida por meio de pomadas cicatrizantes, como Omcilon, ou aloe vera.
Como hidratar os lábios
Após entender o que ocasiona o fenômeno da boca ressecada, é possível tratar o problema sem muitas dificuldades. As dicas mais simples são o uso de batons incolor com filtro solar FPS 15, ou a popular manteiga de cacau, que pode ser encontrada em qualquer mercado ou farmácia no formato de batom hidratante. Contudo, existem outros produtos ou elementos que possuem a mesma qualidade, e só é necessário aplicar uma fina camada diariamente.
- Batom com manteiga de karité;
- Lanolina;
- Vaselina;
- Creme Bepantol;
- Gel de babosa;
- Óleo de coco;
- Óleo de amêndoa;
- Cera de abelha;
- Azeite de oliva.
Aliado ao efeito do hidratante, também é possível adotar alguns hábitos que podem acabar de vez com as constantes rachaduras e ressecamento da boca.
1 – Esfolie os lábios
A esfoliação dos lábios é uma dica excelente para aliviar a pele das células mortas, o que a deixa mais suave e macia, sem as cascas ressecadas presentes ali. É possível realizar receitas caseiras extremamente simples e realizar o processo pelo menos 1 vez por semana. Com 1 colher de açúcar mascavo, 1 colher de mel, 1 colher de azeite e escova de dentes, apenas junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em seguida, aplique a mistura nos lábios e esfregue suavemente com a escova, deixando-a ali de 15 a 30 minutos e então enxaguando.
2 – Utilize reparadores nos lábios
Existem diversos produtos que são ricos em ativos reparadores e hidratantes, como o bepantol, a vitamina E, a manteiga de cacau e de karité. É extremamente simples adquiri-los e eles podem ser utilizados diariamente, levados na bolsa para qualquer lugar caso seja necessário reaplicar.
3 – Não piore a situação
Nesse sentido, caso seus lábios já estejam ressecados, evite piorar a situação! Assim, não puxe a pele ressecada e nem morda a região. Agravar a ferida só fará com que a dor piore e com que a cicatrização demore ainda mais para acontecer. Além disso, evite deslizar a língua no local constantemente, já que o ato só prejudica a situação, sendo a saliva agravante.
Produtos para hidratar os lábios
Além das costumeiras manteigas de cacau, de karité e pomadas bepantol, existem ainda produtos que são ideais para salvar os lábios ressecados e irritantes. Na Pele de Pêssego, por exemplo, é possível encontrar máscaras reparadoras e hidratantes que funcionam como tratamentos intensivos na recuperação da pele.
A máscara hidratante para os lábios Intensive Lip Care Gel Patch vem no formato de pequenos adesivos em gel com formato de boca, que podem ser deixados no local de 15 a 20 minutos para fornecer os cuidados necessários. Ela é enriquecida com manteiga de karité, extrato de cranberry, óleo de jojoba e vitamina E, que unidos proporcionam uma hidratação intensa e de longa duração.
Por fim, a máscara de extrato de cereja, que possui o mesmo formato, vem com o triplo benefício do extrato de cereja, colágeno e hialuronato de sódio, que além de promover a hidratação, ainda oferecem aos lábios um aspecto extremamente saudável e revitalizante. A cereja por si só possui propriedades refrescantes, além de combater o envelhecimento precoce da pele e protegê-la da radiação solar intensa.
Por Amanda Birck