Câncer: como fazer dos alimentos aliados na busca pela cura

Ter um acompanhamento nutricional é fundamental para enfrentar o tratamento e ter mais sucesso para vencer a doença

Receber o diagnóstico de câncer nunca é fácil. Com ele vem o medo, a dúvida e a necessidade de mudança no estilo de vida. Uma das principais alterações na rotina do paciente que vai enfrentar a doença é na alimentação, afinal, os alimentos têm um importante papel no tratamento e podem ser cruciais para alcançar a cura.

“Depois do diagnóstico positivo para a doença, é fundamental que o paciente converse com o médico e com um profissional da nutrição. Alguns alimentos vão ajudar tanto no tratamento, quanto no alívio de alguns efeitos da radioterapia e da quimioterapia e também evitarão que a doença se agrave”, afirma a nutricionista e educadora física Dani Borges.

Ainda de acordo com a especialista, no caso de alguns alimentos, que são ricos em determinadas substâncias que durante o tratamento se tornam prejudiciais, o que precisa ser alterado é a forma de preparo.

Outra recomendação da especialista é a ingestão de verduras, leguminosas, como feijão e vagem, e frutas ricas em vitaminas C, como laranja, morango e kiwi, além de castanhas e cereais.

“As frutas são importantes para a nossa saúde, mas devem ser consumidas com parcimônia, já que possuem alto índice glicêmico. Recomendo associar o consumo com cereais, como aveia, chia e linhaça e evite acrescentar açúcar, como mel, mascavo, etc”, alerta. “Castanhas são sempre muito bem-vindas também, já que são fontes de selênio e estimulam a produção de TSH, que ajudam a prevenir câncer de tireoide, por exemplo”, completa.

Para toda a vida

“Certos alimentos devem ser evitados em qualquer fase da vida, como as comidas processadas, industrializadas e frituras. Esses alimentos são ricos em sódio, gorduras ruins e são verdadeiros inimigos da vida saudável”, pontua.

Compartilhe