Cabelos oleosos: Alterações hormonais podem influenciar nos cabelos

Você sabia que a oleosidade em nossos cabelos pode variar de acordo com o momento em que estamos passando? Alterações de humor e hormonais podem afetar diretamente no aspecto dos fios, saiba mais.

Os cabelos oleosos é realmente algo bem chato de lidar. Muitas pessoas acabam tendo a necessidade de lavar os cabelos diariamente por conta da oleosidade. Isso pode acabar fazendo com que o cabelo fique bem danificado, pois o fio fica enfraquecido e vulnerável.

Porém, cabelos oleosos nem sempre é uma questão de genética. A oleosidade pode ser causada por diversos fatores, entre eles, pelos cuidados inadequados ou falta de cuidados com os cabelos, por motivações emocionais como o stress e ansiedade e até mesmo desregulagem hormonal.

Quando a mulher está próxima da menstruação o cabelo tende a ficar mais oleoso. É uma questão fisiológica e hormonal, como explica o Dr. Carlos Portinha, Chief Clinical Officer da Insparya: “Está demonstrado que a menstruação e as mudanças hormonais afetam diretamente a aparência dos fios. Assim como a pele pode dar sinais do ciclo menstrual – com o aparecimento de alguma espinha inoportuna – o cabelo também demonstra de alguma forma”.

Durante a fase menstrual os cabelos ficam ainda mais oleosos, pois a mulher produz mais hormônio masculino (androgênio) na fase pré-menstrual. Esse hormônio é o responsável pelo excesso de oleosidade nos cabelos.

Por isso, é importante tomar alguns cuidados especiais durante esse período, para diminuir a oleosidade e deixar os fios mais bonitos.

Lave os cabelos com um shampoo específico para cabelos oleosos: os shampoos para cabelos oleosos são mais leves e têm ação seborreguladora, ou seja, ajudam a reduzir a oleosidade do couro cabeludo. Mas não abuse: lave os cabelos somente quando eles estiverem sujos.

Use um leave-in: produtos como leave-in são ótimos para deixar os cabelos mais bonitos e controlar a oleosidade. Aplique uma pequena quantidade do produto nas mãos e espalhe nos cabelos, mecha por mecha.

Evite o uso de produtos com muito silicone: o silicone é um produto que deixa os cabelos com aparência mais saudável e sedoso, mas também pode aumentar a oleosidade dos fios. Prefira produtos que não contenham silicone ou use com moderação.

Não use muitos produtos no cabelo: o excesso de produtos pode deixar os cabelos pesados e oleosos. Aplique somente a quantidade necessária de produto para não sobrecarregar os fios.

Faça uma hidratação: a hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, inclusive para os cabelos oleosos. A hidratação ajuda a repor a umidade dos fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Evite o uso de chapinha e secador: o calor do secador e da chapinha pode aumentar a oleosidade dos cabelos. Se possível, evite o uso desses produtos ou diminua a frequência de uso.

Por Patricia Freitas 

Compartilhe