A barriga de grávida é um marco único e especial para as mamães. No entanto, existem algumas dúvidas sobre o assunto que iremos explicar!
Após o resultado da gravidez dar positivo, as futuras mamães já ficam ansiosas para a barriga de grávida começar a aparecer. Aliás, essa é, sem dúvida, a característica mais marcante da gestação. No entanto, no início, é um pouco difícil diferenciar a barriga das gordurinhas.
Algumas mamães já apresentam uma protuberância ainda com oito semanas, já outras precisam de mais tempo, isso porque, para a barriga de grávida começar a ter um formato visível, depende de diversos fatores, como, por exemplo: se é a primeira gravidez, se a mulher prática esportes, se possui cintura larga ou fina, etc.
Essa demora em aparecer a tão esperada barriga de grávida, pode causar ansiedade e estresse nas gestantes. Por isso, nós, da Área de Mulher, separamos todas informações que você precisa saber sobre o assunto e ficar longe das preocupações!
Dúvidas Frequentes
Com quantos meses a barriga de grávida aparece?
Primeiramente, para a barriga de grávida começar a aparecer, é preciso levar em consideração os fatores citados acima. No entanto, estima-se que apenas a partir da 20ª semana que se nota as mudanças. Mas, em mães de segunda viagem, a barriguinha pode aparecer entre 8 a 12 semanas.
Além disso, o índice de gordura no subcutâneo, também é um fator determinante. Por exemplo, em pessoas com mais gorduras ou praticantes de exercícios físicos, a barriga demora mais aparecer
Existe um tamanho correto?
Não! Cada organismo é único, por isso, os tamanhos de barriga são diversos. Algumas mulheres possuem barrigas bem pequenas e outras muito grandes, e isso é normal!
Além disso, vale a pena ressaltar que relacionar o formato e tamanho da barriga com o sexo do bebê é um mito, já que são variáveis como, por exemplo, a posição do feto no útero, que determinam isso.
Como diferenciar a Barriga de Grávida de gordura
É comum se confundir entre gravidez e gordura localizada. No entanto, existem algumas característica da barriga de grávida que podem te ajudar a diferenciar. Por exemplo: a barriga de grávida é mais durinha.
Além disso, a pessoa que está gestante, além da barriga, também possui alguns sintomas, como o atraso menstrual, cólicas, aumento dos seios, fadiga e sono, náuseas e corrimento vaginal.
Como Esconder a Barriga de Grávida?
Uma das melhores maneiras de esconder o barrigão é sempre carregar uma bolsa grande, que possa ser carregada na frente da barriga. Além disso, uma técnica infalível é usar looks mais largos.
Linha na Barriga de Grávida
A grande maioria das gestantes apresentam uma linha na barriga. Essa mancha costuma aparecer a partir do segundo trimestre e pode ter até 1cm de largura. Essa linha se chama “linha nigra” e é formada para acomodar o crescimento da placenta.
Porém, não se preocupe! A linha nigra desaparece após a gravidez.
Medição no pré-natal
Por fim, é importante ressaltar que as grávidas devem acompanhar a altura uterina, que é medida a partir da 20ª semana em consultas de pré-natal. Essa medida é usada para avaliar o crescimento (ganho de peso) fetal durante a gravidez.
Além disso, essa medição pode servir para acompanhar algum problema com o bebê durante a gravidez. Quando a altura não for compatível com o esperado, o médico solicita um exame de ultrassom e investiga a causa.
Por Jessica Rosa