De acordo com o estudo feito com mais de 10 mil mulheres, 62% das entrevistadas relataram ter problemas com sono acentuados durante o ciclo menstrual
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Libresse, ouvindo mais de 10.000 mulheres, cerca de 62% das entrevistadas têm o sono prejudicado durante o ciclo menstrual e 33% têm os problemas de ansiedade agravados enquanto estão no período da menstruação.
A médica ginecologista Viviane Monteiro explica que esses sintomas e desconfortos podem ser agravados por dois motivos, o primeiro é a TPM, que causa instabilidades no humor da pessoa, podendo deixá-la mais irritada ou ansiosa. O segundo motivo é que a mulher produz menos melatonina durante o período de menstruação, hormônio que regula o sono.
“Existem dois motivos para isso, o primeiro é o período de TPM, em que você pode ter um comprometimento da qualidade de vida, como sonolência, insônia, irritabilidade, entre outros. Mas também existe a teoria de que os níveis de melatonina são reduzidos durante período menstrual. A melatonina é uma substância liberada à noite, responsável pelo sono, com a redução da liberação de melatonina você pode ter um quadro de insônia e de mudança no padrão de sono”, esclarece a médica.
Cindy Lima, estudante de 21 anos, é uma das mulheres que enfrentam problemas de sono e ansiedade durante a menstruação. Ela conta que apesar de já enfrentar a insônia e ansiedade, mesmo quando não está menstruada, ela sente que esses problemas são intensificados durante o ciclo.
“É como se tudo fosse aumentado quando eu estou menstruada, a insônia, a ansiedade e as preocupações, é como se tudo ficasse pior”, relata a estudante.
Para diretora de marketing e comunicação Tanja Grubner, as marcas voltadas para higiene menstrual erram em passar uma imagem não condizente com a realidade sobre a menstruação, criando, assim, um cenário idealizado sobre esse período, que não aborda de forma realista as dificuldades vivenciadas pelas pessoas que menstruam.
“Há anos, a sociedade, marcas e publicidade apresentam imagens de sono pacífico e restaurador, mesmo para aquelas que estão menstruando. Entretanto, a realidade pode ser mais caótica para algumas mulheres. É hora de parar de tratar as mulheres como canos quebrados que vazam”, argumento a profissional.
Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para tentar amenizar os problemas com sono e ansiedade. Monteiro aponta que uma rotina saudável, rituais antes de dormir e até administração de suplementos de melatonina podem ajudar a contornar a insônia.
“Como medida, existem medicações naturais e administração de melatonina. Mas mudanças comportamentais são essenciais para a melhora desse quadro, como atividade física, banhos quentes, aromas relaxantes e até mesmo uma mudança na alimentação”, sugere a ginecologista.
Por Daniela Ferreira