Devido ao incêndio ocorrido no prédio da Prefeitura de Parauapebas, na última sexta-feira, 29 de julho, secretários e coordenadores do município realizaram reunião na manhã dessa segunda-feira, 1º de agosto, para definir onde e como serão retomados os serviços das secretarias que atendiam no Centro Administrativo.
“Nós estamos organizando tudo, para que os serviços básicos não parem. Já conseguimos averiguar que os principais processos, o coração da prefeitura, estão preservados. Graças a Deus não houve perda e nem queima de processos; estamos tranquilos e agora vamos planejar os locais para retomarmos o atendimento das secretarias”, informa o prefeito Darci Lermen.
O titular da Secretaria Especial de Governo (Segov), Wesley Costa, explica que muitos setores da gestão pública têm seus arquivos digitalizados.
“Todos os documentos da Segov estão salvos. As informações dos documentos, que foram queimados, estão armazenadas em nuvem. Todos os arquivos da Procuradoria Geral do Município (PGM) estão digitalizados, assim como os da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e de outras”, explica o gestor.
Para dar continuidade à perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros, o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, está em contato direto com a Polícia Científica do Pará. “Até segunda ordem, o prédio está interditado. Após os laudos, poderemos entrar no prédio da prefeitura para retirar equipamentos que não foram atingidos pelo fogo”, enfatiza Assunção.