Estão abertas as matrículas para o Projeto Esporte e Cidadania da Semel

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou de 07 a 11 de fevereiro, o período de rematrículas para os alunos já inseridos no Projeto Esporte e Cidadania (Pec), garantindo o retorno para as atividades. Agora chegou a vez do público que queira participar pela primeira vez com a prática de alguma modalidade esportiva.  As matrículas seguem entre os cinco polos da zona urbana e um polo da zona rural oferecidas pela Prefeitura de Parauapebas. A expectativa da Semel, é que 6000 mil pessoas (rematriculados e novos alunos), estejam incluídas o Pec em 2022. 

Qual é a idade para começar a praticar esportes na Semel?

  • 04 a 17 anos (Ballet, Judô, Capoeira, Jiu-Jitsu, Karatê)
  • 06 a 17 anos (Vôlei, Futsal, Bicicross, Xadrez, Futebol de areia, Futebol Society, Handebol, Vôlei de areia)
  • A partir de 16 anos (Zumba)

Período de novas matrículas: de 15 a 24 de fevereiro de 2022

Horário:  8h30 às 14h (segunda a sexta-feira)

Os documentos exigidos:

  • Declaração Escolar (aluno)
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou RG (aluno e responsável)
  • Cópia do Cartão do SUS ou Plano de Saúde (aluno)
  • Cópia do Cartão Bolsa Família (aluno e responsável)
  • Comprovante de Residência ou Declaração de Moradia (responsável)
  • 01 Foto 3×4 (aluno e responsável)
  • Declaração assinada pelos pais ou responsáveis, de autorização para divulgação de imagens em campanhas publicitárias da Prefeitura sobre o referido aluno matriculado (recolher no ato da inscrição)

OBS: Os pais ou responsáveis devem procurar o polo mais próximo de sua residência, para realizar matrícula do aluno, lembrando que será exigido o uso obrigatório de máscara.

POLOENDEREÇOMODALIDADES
Ginásio Poliesportivo Islander SousaAv. Rio Grande, LT Especial – Beira Rio I – Próximo a Rodoviária MunicipalVôlei, Futsal, Ballet, Capoeira, Karatê, Jiu-jitsu, Judô, Bicicross, Xadrez e Zumba
Complexo Esportivo Rio VerdeAv. JK, QD Especial – Bairro Rio Verde atrás do Hospital Santa TerezinhaFutebol, Vôlei de areia, Futebol de areia e Xadrez
Complexo Praça da JuventudeRua Majé, QD Especial ” Praça da Juventude” – Bairro Casas Populares IIFutebol, Futsal, karatê, Capoeira, Ballet e Zumba
Complexo VS 10Esq.com a Rua José Maria Caetano – Bairro VS 10Futebol, Ballet, Capoeira, Karatê, Jiu-Jitsu, Judô e Zumba
Complexo Novo BrasilRua Buriti, QD Especial – Bairro Novo BrasilFutebol Society, Vôlei, Handebol, Futsal, Capoeira e Zumba
Vila SançãoRegião Central da comunidade – Zona Rural de ParauapebasFutebol

O objetivo da Semel,  será dobrar o número de vagas em relação ao ano passado, quando foram atendidos cerca de  3000 mil alunos, mas para esse ano a secretaria pretende ampliar para mais 3000 mil, já que em 2021, as atividades só puderam iniciar no segundo semestre, devido às restrições da pandemia e por esse motivo muitas crianças não puderam se matricular a tempo.

“Encerramos no último dia 11, as rematrículas, e  a partir do dia 15 de fevereiro daremos início ao período de matrículas e segue até o dia 24, nossa previsão é que as aulas comecem no mês de março, tudo vai depender dos trâmites burocráticos e um deles será também a liberação  dos órgãos em saúde, já que tem oscilado o  índice pandêmico em nosso município ”, detalhou a coordenadora do PEC, Rosânia Correia.

O projeto Semel, faz parte da história de vários alunos ou ex alunos que representam Parauapebas em competições nacionais e internacionais. Patrick Borges e Paolo Yan, iniciaram na escolinha de base do vôlei ano passado e tamanho desempenho, tanto dos alunos quanto do professor Dutó Hungria, fizeram com que os dois atletas, fossem convocados para a Seleção Paraense que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). As competições seguem entre o final do mês de fevereiro até o início de março, em Saquarema cidade litorânea do Rio de Janeiro.

 “ A Semel nos trouxe grandes oportunidades, estudar aqui nos abriu portas, claro que a dedicação do aluno conta também, o nosso professor é muito experiente, então se seguir todas as orientações, o aluno vai longe. Os professores possibilitam técnicas e conhecimentos para que possamos participar de grandes competições”, detalhou Patrick e Paolo, alunos de vôlei Semel.

Além de Patrick e Paolo, Parauapebas também será representada no Torneio Internacional Máster de Vôlei Feminino, com a participação de algumas ex alunas da escolinha Semel e que hoje integram a Seleção Máster de Parauapebas. A equipe terá a missão de representar o Brasil no campeonato de clubes amadores, onde vários países sul americanos estarão se enfrentando em busca do título. O torneio acontece no próximo dia 23, na cidade de Lima, capital do Peru, que vai competir como país anfitrião, além da Venezuela e Colômbia que também prometem desafiar os seus oponentes.

Texto Cleidi Rodrigues/Comunicação Semel

Compartilhe