Já pensou em passar canela no cabelo? Apesar de parecer estranho, o ingrediente é ideal para quem deseja fios mais fortes e brilhantes.
A canela é um ingrediente importante na cozinha. Seu sabor marcante dá um toque final essencial em boa parte dos pratos em que é usada, mas a especiaria também é uma forte aliada da cosmetologia. Hoje em dia, afinal, é difícil sequer encontrar um ingrediente que sirva tanto para a alimentação quanto para a beleza. Nesse sentido, a canela no cabelo possui diversos benefícios. O hábito de passá-la no cabelo é popular mundialmente, e não só no Brasil.
Mas afinal, por que aplicar canela no cabelo? De certa forma, o costume pode parecer estranho para muitas. Todavia, acredita-se que passar o ingrediente nos fios faz com que fiquem mais fortes, além de colaborar na saúde do couro cabeludo. Assim, ativa-se a circulação sanguínea e até mesmo o crescimento dos cabelos pode se beneficiar do hábito. Do mesmo modo, é possível encontrar canela em qualquer mercado, sendo uma opção barata de tratamento para cuidar dos fios.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre canela no cabelo, bem como seus benefícios, modo de usar e as melhores receitas para testar em casa.
Benefícios da canela no cabelo
Enquanto no formato de um alimento qualquer, após o consumo, a canela estimula o efeito termogênico no corpo. Ou seja: ela acelera o metabolismo, e consequentemente, a circulação sanguínea. Dessa forma, o couro cabeludo, por meio do sangue circulando, ganha mais nutrientes e oxigênio, o que faz com que o cabelo cresça. Ela ainda age contra os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento capilar.
Além disso, a canela no cabelo ainda ajuda quem está em busca do clareamento dos fios. Suas propriedades auxiliam na mudança temporária do tom do cabelo, o que é perfeito para quem quer mudar um pouco o visual. No geral, o ingrediente oferece:
- Resistência;
- Iluminação natural;
- Crescimento rápido;
- Regeneração dos fios opacos e danificados;
- Hidratação intensa.
O óleo essencial de canela
Na cosmetologia, o óleo essencial de canela possui grande valor. Ele é utilizado como ingrediente para máscaras cicatrizantes da pele e do cabelo, por possuir propriedades antioxidantes, antimicrobianas e um conjunto de vitaminas e microelementos. Ele ajuda a interromper a queda de cabelo, restaurando a estrutura danificada e ativando o crescimento. Da mesma forma, desperta folículos capilares adormecidos, fortalecendo e nutrindo-os por dentro.
O óleo essencial de canela ainda deixa o cabelo mais bonito, brilhante e saudável, restaura pontas duplas e evita cabelos grisalhos. Além disso, ele acaba com problemas como a caspa e a pele seca ao restaurar as glândulas sebáceas.
Receitas de canela no cabelo
Agora, você vai conferir as receitas mais populares de aplicação da canela no cabelo. Todas são simples e práticas, além de ser possível fazer todas em casa. Todavia, não se recomenda testá-las caso tenha problemas como inflamações no couro cabeludo, de forma que o caso não fique agravado.
1 – Tintura natural de canela
Essa receita de tintura natural é ideal para quem deseja clarear os fios de forma temporária. A canela funciona como um tonalizante para cabelos claros, mas seu efeito clareador é natural para todos os tipos de fio.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 xícara de chá de azeite de oliva
Modo de preparo
Antes de mais nada, aqueça o azeite. Quando ele estiver bem quente, adicione os outros ingredientes e misture tudo até obter uma consistência homogênea. Em seguida, espere a mistura esfriar, aplicando mecha por mecha. Deixe agir nos fios por 40 minutos, e depois disso, lave e finalize normalmente.
2 – Para crescimento dos fios
A canela ainda é excelente para acelerar o crescimento dos fios. Ao agir na circulação sanguínea do couro cabeludo, o crescimento do cabelo recebe ainda mais estímulo.
Ingredientes
- Óleo de coco (100ml)
- Canela em pó (1 colher de chá)
- Cravos-da-índia (1 colher de chá)
- Azeite de oliva extravirgem (100ml)
Modo de preparo
Primeiramente, derreta o óleo de coco. Em seguida, misture-o com a canela, os cravos e o azeite. Coloque a mistura em um recipiente de vidro, de forma que os nutrientes fiquem preservados. Deixe isso guardado em local seco, arejado e livre da luz do sol por 3 dias. Caso o óleo esteja sólido na hora de usar, apenas derreta em banho-maria. Aplique a mistura no cabelo sempre no couro cabeludo ainda seco, massageando bem a raiz. Após deixar agir por 2 ou 3 horas, lave bem com shampoo e faça uma máscara de hidratação.
3 – Canela para definir os cachos
Dentre tantos benefícios, a canela ainda é uma aliada poderosa para quem deseja definir seus cachos. Nesse sentido, utiliza-se sua versão diluída em chá.
Ingredientes
- 2 canelas em pau
- 2 xícaras de água
Modo de preparo
Apenas ferva duas xícaras de água com 2 canelas em pau, e assim que o líquido ferver, desligue o fogo. Em seguida, espere o chá esfriar e coloque-o em um borrifador. Por fim, borrife nos cabelos secos ou úmidos, de forma que o chá ajude a definir os cachos ou no day after.
4 – Para clarear os fios
Da mesma forma, além de funcionar como um tonalizante, a canela ainda possui um efeito clareador. Quem tem cabelo escuro, porém, precisa repetir o processo várias vezes com intervalo de alguns dias, de forma que note algum efeito.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 xícara de condicionador da sua escolha
Modo de preparo
Misture bem a canela no condicionador, mexendo até obter um creme homogêneo. Em seguida, lave o cabelo com seu shampoo ou condicionador como de costume. Logo depois, aplique o creme com canela em todo o cabelo, com os dedos ou um pente, depois de escorrer toda a água e deixar o cabelo apenas úmido. Por fim, coloque uma touca térmica e deixe a mistura agir por 30 minutos. Lave tudo depois com água em abundância.
Por Amanda Birck