Máscara facial: como escolher a melhor para a sua pele?

Para ter uma pele bonita e saudável, além de uma alimentação equilibrada e manter o corpo sempre hidratado, é necessário adotar uma rotina de skincare com cuidados básicos como limpar, tonificar, hidratar e usar máscaras faciais. 

Um elemento cada vez mais presente na rotina das mulheres, a máscara facial, seja em pó, creme ou lenço, possui uma concentração maior de ativos, por isso é mais potente e age rapidamente na pele.

Dependendo da finalidade, as máscaras faciais ajudam a desintoxicar, energizar, hidratar, revitalizar a pele, clarear manchas, controlar a oleosidade, tratar a acne, proporcionando o efeito desejado em poucos minutos.

Por isso, é importante saber de acordo com seu tipo de pele, que pode ser normal, oleosa, seca ou mista, qual a máscara facial ideal. Confira:

Pele normal

As máscaras ideais para a pele normal são aquelas que atendem às necessidades básicas da pele, já que a pele normal é mais fácil de cuidar. Você pode optar por máscaras que possuam efeito hidratante, nutritivo e revitalizante.

Pele seca

Já que a pele seca é característica da falta de oleosidade, o ideal é optar por máscaras que deixem a pele hidratada, pois ela apresenta pouca elasticidade. Você pode escolher uma máscara facial anti-idade que possui ação hidratante, antioxidante e antienvelhecimento, estimulando a produção de colágeno.

Pele oleosa

Para a pele oleosa, o ideal é apostar em máscaras que controlam a produção excessiva de sebo, bem como as que possuem efeito calmante. As máscaras antiacne possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que agem profundamente na pele, como um secativo, eliminando cravos e espinhas. 

Pele mista

Alternando entre uma pele normal e oleosa, a pele mista precisa de máscaras de controle de oleosidade na zona T e uma máscara para pele normal nas outras áreas. As máscaras detox removem as impurezas da pele e possuem ação antisséptica e anti-inflamatória. 

Todos os tipos de pele

O ideal é apostar em máscaras nutritivas, formuladas a partir de vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol.

Contudo, assim como outros produtos para tratamento da pele, as máscaras faciais só devem ser usadas mediante orientação médica, já que o paciente pode ter algum tipo de sensibilidade a alguma substância da máscara e seu uso contínuo pode acarretar em danos.

Plena Mulher

Compartilhe