Bloqueador Solar – Como usar, utilidade e diferença entre protetor solar

O bloqueador solar é um produto indicado para proteção contra a radiação UV. Contudo, tem ação menos intensa do que o protetor. 

O bloqueador solar é o produto ideal para proteger a pele contra os raios ultravioletas, que provocam problemas na pele como, por exemplo, melasma, envelhecimento, manchas e até mesmo câncer de pele. No entanto, existem diversos tipos e nomenclaturas desse produto, como protetor ou filtro solar. E, essas diferenças acabam gerando algumas dúvidas.

De acordo com dermatologistas, o termo bloqueador solar já foi muito utilizado, mas, atualmente, deixou de ser usado devido a falta de eficácia do produto. Aliás, é importante ressaltar que não é possível proteger a pele 100% contra os raios UV. Por isso, foi concluído que o termo “bloqueador solar”, não seria utilizado.

Então, pensando em esclarecer algumas dúvidas sobre a importância de se utilizar um bloqueador solar ou, melhor, filtro solar, nós, da Área de Mulher, separamos algumas informações com as particularidades de cada produto. Além disso, também iremos te contar algumas dicas de como se proteger da radiação UV.

Importância de usar um bloqueador solar (protetor)

A exposição ao sol em excesso é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pele. Além disso, os sinais de envelhecimento precoce também são um fator ligado a esse hábito, já que a radiação fragmenta as fibras de colágeno, que são responsáveis por dar firmeza e elasticidade à pele.

Sendo assim, o uso do bloqueador ou filtro solar é de extrema importância e deve ser um hábito diário, iniciado a partir dos 6 meses de vida e mantido, independentemente de estar sol ou chuva. Ademais, prevenindo assim o surgimento de manchas e outras alterações estéticas.

Como escolher o bloqueador solar correto

Primeiramente, ao escolher um filtro solar, é preciso se atentar às informações contidas na sua embalagem, dando destaque para a sigla FPS, que significa fator de proteção solar, responsável por dizer o grau de proteção do produto contra os raios UVB. Por exemplo: usando um produto de FPS 10, a pele demorará mais tempo para ficar vermelha. O recomendado é que o FPS seja de no mínimo, 30.

Há também, as siglas PPD ou IPD que apontam a proteção do bloqueador solar contra os raios UVA.

Além de saber o produto correto para aplicar na sua pele, existem algumas dicas de como usar o bloqueador solar. Antes de tudo, é importante aplicar uma quantidade generosa, se indica 2mg para cada centímetro quadrado de pele, o que equivale a uma colher chá cheia para o rosto e quatro colheres para o corpo.

Além disso, há algumas dicas que podem te ajudar a se proteger do sol, além do uso do bloqueador solar. Confira:

  • Reaplicar o produto a cada 2 horas, em casos que haja contato com água ou transpiração em excesso;
  • Buscar ficar em alguma sombra;
  • Usar óculos escuros que tenham proteção UV;
  • Usar chapéus de aba larga;
  • Utilizar roupas com proteção UV.

Diferença entre protetor e bloqueador solar

O protetor solar possui componentes que absorvem tanto os raios UVA, quanto UVB. Além disso, transformam os raios em luz visíveis, inofensivas para a pele. Já o bloqueador reflete a radiação UV e, em alguns casos, possui óxido de zinco ou dióxido de titânio, que faz com que a pele fique esbranquiçada e inibe o bronzeado.

O bloqueador solar é recomendado para pessoas com a pele muito clara e sensível. Além disso, também é utilizado por pessoas que realizaram um peeling, já que impede a penetração dos raios solares.


Por Jessica Rosa

Compartilhe